sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Subprime Brasileiro???

Foi divulgado hoje pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que o Brasil teve seu melhor 1º semestre em 14 anos desde de que a série foi iniciada em 1996, com expansão económica da ordem de 8,9%, grande parte deste resultado se deve ao exponencial consumo das famílias das classes C e D.

Mas a grande questão é, e quando o limite de endividamento da população brasileira como um todo atingir níveis alarmantes, e fazendo com que a mesma não possa mais adquirir bens para girar o ciclo de renda, a resposta é simples!!!

Não, o governo não vai lançar nenhuma bolsa nova não, pois o setor privada já se incumbiu desta tarefa, mas como assim, é possível tal milagre económico sustentável? Claro que "sim" veja:

_Era uma vez uma grande nação do hemisfério norte, muito poderosa, agora nem tanto assim, pois ultimamente anda um pouco combalida por ter criado um monstro que não pode controlar chamado SubPrime, os habitantes deste país viviam para consumir, até que um belo dia o dinheiro acabou, mais e as minhas comprinhas sagradas de cada dia nas grifes mais renomadas do mundo, como ficam?

_ Não posso demonstrar para meus vizinhos que estou falido, já sei vou penhorar meu imóvel, afinal de contas, o setor imobiliário passa por um boom, e os preços só sobem!!!

Passam dias, semanas, meses e anos de pura exorbitância, até que um belo dia:

_Ué acabou o dinheiro de novo!!! O que vou fazer? Huuumm, meu imóvel se valorizou, e dobrou de valor, vou pegar outro empréstimo no Banco "Fala Sério Brother", assim eu quito o 1º empréstimo, e ainda tenho mais uns caramínguas para torrar na Oscar Freire, ops!!! But that street isn't in São Paulo,Brazil, qualquer semelhança é mera coincidência...

Mas os economistas e os meteorologistas sabem que o sol não brilha para sempre, aí vale a máxima da Cigarra e da Formiga, quem é prudente e se prepara para o inverno resiste a intempérie, mas não os nossos personagens do "Mundo da liberdade" Oh my good, o que será de nós agora que nossos imóveis se desvalorizaram e não pagam mais nem uma prestação avulsa, que dirá o montante total do empréstimo, será o fim do "Sonho, da terra da margem superior do Rio Grande" e para sua frustração e minha também a história ainda não terminou, por isso, nem eu sei se o final será feliz.

O que me preocupa, e deveria preocupar as nossas autoridades também é o fato deste estilo de vida baseado em consumo desenfreado, sem poupança e com garantias questionáveis, esta se replicando em nosso amado Brasil como foi publicado hoje no jornal Estadão, e o que é pior, o efeito manada dos grandes bancos brasileiros já começou, e sabe quem lançou a moda uma empresa que participava do mundo encantado da historinha lúdica, cujo decurso dos últimos anos tem sido trágico e vexatório, com vários de seus ícones sendo adquiridos em larga escala por grandes corporações de origem de nações emergentes, em especial os BRIC's.

Tudo bem que brasileiro dá mais valor ao que vem do exterior, mais a ponto de por em risco a saúde da economia que promete ser a 5ª maior do mundo em 2014, é uma insanidade sem fim, na minha opinião aculturação tem limite!
Agora sou eu quem digo, mais sem nenhuma conotação político-partidária por favor:
Acorda BRASIL!!!

Fonte: Jornal Estadão

Nenhum comentário: