segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Economia Capixaba: Recuperação e Perspectivas

O estado do Espírito Santo ao longo das últimas décadas vem apresentando crescimento econômico acima da média nacional, grande parte deste fabuloso desempenho deve-se ao melhor período de expansão da economia mundial desde a segunda grande guerra, haja vista, ser um dos estados mais globalizados do Brasil, segundo fontes do IBGE.
Fato constatado durante a opulência de liquidez internacional, onde os capixabas souberam muito bem se aproveitar da oportunidade, incrementando suas vendas ao mercado externo, e consequentimente, potencializando a sua vocação exportadora, evidenciada por abrigar grandes plantas industriais destinadas primordialmente a exportação, e por deter consolidados pólos de desenvolvimento regional, cujas economias dependem direta ou indiretamente das exportações, como é o caso da maior cidade do interior capixaba Cachoeiro de Itapemirim, cuja maior fonte de riqueza advém da extração e beneficiamento do mármore e do granito.
No entanto, com o advento da crise financeira internacional, a economia capixaba atrelada as oscilações do mercado externo amargou respectivamente quedas de (-12,1%) e (-1,4%) no quarto trimestre de 2008 e no primeiro trimestre de 2009, tendência que se reverteu com a volta da credibilidade internacional ao sistema financeiro, originando a retomada dos investimentos embasados na confiança de ampliação da demanda do mercado consumidor externo, e principalmente interno, refletindo em uma expansão de 3% do PIB capixaba no segundo trimestre de 2009.
Atualmente, a economia capixaba passa por um processo de diversificação como se pode apurar com a intensificação dos investimentos privados e públicos que já foram anunciados, como na instalação de uma fábrica de motores elétricos da WEG na cidade pólo de Linhares, bem como, a prospecção por novos negócios como a instalação de unidade fábril da indústria automobilística Chery na cidade de Vila Velha, cujo prefeito articulou pessoalmente junto aos chineses em setembro deste ano, além dos esforços do governo estadual de implantar um porto de águas ultraprofundas no município de Vitória, único do gênero na America Latina, que caso se concretize poderá se configurar como um dos maiores diferenciais do estado na atração de investimentos externos. Veja abaixo o vídeo do projeto do superporto de águas profundas:


Um comentário:

Anônimo disse...

Leandro, que interessante, pesquisei no Google sobre o Princípio de Meccano e o seu Blog apareceu entre os primeiros resultados! Reative seu blog! E se puder, visite o meu: http://saviollopes.wordpress.com

Fiz o módulo de Gerenciamento Financeiro com você no MBA de Gestão Internacional. Muito Bom seu blog. Não desista dele! Grande abraço!